sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Curiosidades: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs


Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. Traduzido para mais de 40 idiomas.

“Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos.

“Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” John Green, autor de A culpa é das estrelas

“Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” Tim Burton

10 motivos para ler o livro: 

1 – O livro é daqueles para guardar na prateleira

Além da capa curiosa que logo chama a atenção na livraria, ao ler o livro você se depara com bizarras imagens ao longo de toda a obra. E não são quaisquer fotos, segundo o autor Ransom Riggs, elas são reais, emprestadas de amigos colecionadores de fotografias antigas.
O mais interessante é que as fotos não são meras ilustrações do livro, elas foram cruciais para o enredo. Toda a história teve inspiração nas dezenas de fotos vintages, antigas, e bizarras em destaques nas suas páginas. Elas fazem todo o diferencial do livro e harmonizam perfeitamente com a obra.

2 – Sucesso de vendas

Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos, o livro teve também milhões de cópias vendidas em todo o mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Basta olhar nas livrarias, as pessoas lendo no metrô, em grupos da internet... Só se fala nele!

3 – Não julgue o livro pela capa

Com tantas fotos aterrorizantes, é normal muitos acharem que se trata de uma história de terror. Apesar do começo cheio de suspense, revela-se uma obra cheia de aventura e fantasia, perfeita para quem adora histórias infantojuvenis. Se você é fã das obras Rick Riordan, como Percy Jackson, pode investir que é garantia de um ótimo entretenimento bem escrito!

4 – Tem diferenças do filme

Vamos te poupar de spoilers, mas basta assistir ao trailer do filme de Tim Burton que você notará diferenças gritantes em relação ao livro. Porém, pelo visto são todas mudanças para adaptar melhor a história ao cinema. Conhecendo a história escrita, você ficará por dentro desses detalhes que só quem leu o livro sabe.

5 – Personagens adoráveis

O autor conseguiu transformar personagens bizarramente sombrios em crianças brincalhonas, como todas as outras, apenas com o detalhe de serem bem peculiares... Além de muita criatividade para criar suas habilidades, o autor traz uma perspectiva bem interessante de que cada um é especial do seu próprio jeito.

6 – É a cara de Tim Burton!

É claro que o filme tinha que ter o nome dele na direção! Basta olhar para a capa e já sabemos que Tim Burton iria amar a história. Até o próprio cineasta chegou a dizer o seguinte: "Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...". Pois, se você um fã, vai adorar o ar sombrio da obra.

7 – Você não vai conseguir parar de ler

Sabe aqueles livros que você não consegue sossegar até descobrir o final? O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares tem um enredo muito original e que te deixa extremamente intrigado. É uma leitura leve e gostosa, impossível não devorar o livro.

8 – Traz uma história rica em muitos sentidos

Além do plot sobre as crianças peculiares, o enredo traz vários pontos que valem a pena. Primeiramente, é muito legal ver a bonita relação entre avô e neto, cheia de cumplicidade. Também é interessante o fato do autor trazer um pouco sobre geografia (País de Gales) e história (Segunda Guerra Mundial), ainda mais por alcançar um público tão jovem. É certamente um livro peculiar.

9 – Uma leitura para quem quer relaxar

A obra de Ransom Riggs é uma ótima proposta de entretenimento, daquelas para ler e relaxar. Há algumas pontas soltas e momentos em que o leitor pode achar um pouco decepcionante, mas de forma alguma é enfadonho ou cansativo. Além disso, o livro faz parte de uma trilogia, então vale conferir o desfecho da história.

10 – A leitura é amiga da imaginação

Quando lemos um livro sem adaptação para o cinema, criamos os personagens e cenários na nossa mente, algo que só a leitura nos proporciona. Depois que você tiver visto o filme, tudo já estará criado em sua imaginação, e não haverá espaço para a criatividade. É sempre mais legal imaginar tudo e depois se surpreender com a versão na telona.
Esse tópico dos 10 motivos para ler o livro foi tirado do site Guia da Semana.


Sobre o filme:

Tim Burton já havia declarado que a obra literária parecia algo que ele próprio teria feito. A união não podia ser melhor. 

O longa-metragem traz a trama criada por Ransom Riggs, contando a história de um garoto (Asa Butterfield) que fica preso numa ilha habitada por crianças com poderes sobrenaturais – e algumas criaturas macabras. Eva Green dá vida à Srta. Peregrine, quem cuida dos meninos e meninas e os protege dos ataques dos monstros. Samuel L. Jackson será Barron. No livro, tudo começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, numa jornada até essa ilha, onde ele descobre as ruínas do orfanato da Srta. Peregrine. Enquanto o garoto explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do lugar são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer –, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante e envolvente.

Sobre os outros livros: 

Cidade Dos Etéreos - Livro II - Série o Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças PeculiaresCidade dos etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

Biblioteca de Almas - Série o Lar da Srta. Peregrine - Livro 3“Biblioteca de Almas” é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada.
Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, “Biblioteca de Almas” une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.

Contos Peculiares
Dez incríveis histórias ambientadas no universo de O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. O livro dentro dos livros, “Contos peculiares” é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar. Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série. Inusitado, surpreendente e divertido, Contos peculiares é ao mesmo tempo um delicioso complemento e uma porta de entrada para o rico universo criado por Ransom Riggs; um verdadeiro presente para quem não resiste à magia das boas histórias.


Fonte: Saraiva