segunda-feira, 24 de abril de 2017

Resenha: Ajuste de Contas - Wallery Giscar Desten




Um livro que me surpreendeu bastante, pois por se tratar da história de um pistoleiro, achei que seria algo frio, sem emoção, mas a narrativa do autor me envolveu, emocionou e conquistou. Ele conseguiu em poucas páginas (apenas 78) contar uma história muito rica em detalhes e fatos que levará o leitor a pensar sobre o que vale a pena nesta nossa vida.

Justino era um pistoleiro muito requisitado, e pouco tempo após o último serviço, ele é procurado por Gusmão, um pistoleiro aposentado para fazer um novo serviço,  mas esse não será um caso tão simples, e ele tem uma certa premonição de que algo está errado, mas o dinheiro é bom e ele segue em frente,

O que ele não imagina é o passado baterá em sua porta sem pedir licença e o fará reviver momentos marcantes em sua vida, como dia que matou a primeira pessoa e quando deixou que a ganancia falasse mais alto e o afastasse dos maiores tesouros que poderia ter.

Neste  livro o autor trás a tona cenários que sempre ouvimos falar e apesar de se tratar de uma obra fictícia, tenho certeza que já aconteceu inúmeras vezes por aí. Nasci em Parnaiba, morei en Teresina e atualmente moro em Fortaleza, nas três cidades que se passa a historia. Cresci ouvindo histórias de pistoleiros e fazendeiros que davam mais valor a suas terras que a vida humana, que eliminavam qualquer um que se colocasse em ser caminho ou ameaçasse seu poderio. Historias de meninas e mães que se prostituíam para sustentar uma família. Pessoas de mau caráter que aliciam os que se encontram em momentos de desespero oferecendo um caminho fácil para melhorarem de vida. E por fim o brilho de uma vida com dinheiro farto e prazeres que afasta as pessoas do que realmente importa.

O autor colocou tudo isso em uma história viciante, que após iniciarmos, não conseguimos abandonar até ler a última linha do livro. Com um final de tirar o folego e deixar o coração apertado...Quando você pensa que já sabe o que vai acontecer, o autor vem e puxa o seu tapete e mostra um final surpreendente.

Super recomendo para que gosta de uma leitura rápida com uma história com vingança, amor, traições e surpresas.

A parte física do livro é muito legal, a capa tem um design lindo, com letras estilizadas e os dois tiros um perto do outro que são a assinatura do pistoleiro. Folhas amareladas e fontes de um tamanho ideal, tornado a leitura super confortável.


Sinopse:
Justino é um experiente pistoleiro contratado para um “serviço” em Parnaíba – PI. Já nos preparativos para a execução do contrato de morte, o matador desconfia de que é vítima de uma suposta emboscada que se reverte na elucidação de uma injustiça do passado e no feliz acaso da descoberta da filha, de existência jamais imaginada. Descobrindo-a, vai ao encontro da grande paixão de sua vida, Lindalva, a quem no passado abandonara para seguir a vida da “pistolagem”. Uma história de vingança, amor, surpresas e traições, penetrando nos meandros da vida dessa figura tão sombria e emblemática do nosso imaginário e que desperta ao mesmo tempo curiosidade e mistério: o pistoleiro.


Onde adquirir: Fisico: Saraiva e Cia dos Livros
                        Ebook:  Amazon