quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Resenha: Rede de Mentiras - Jas Silva


Hoje eu vou falar de um livro que eu devorei, não conseguia parar de ler, Rede de Mentiras da Jas Silva.

Vince e Maitê eram namorados e ele estava prestes a pedi-la em casamento quando foram envolvidos por uma Rede de Mentiras, onde tudo levava a crer que Maitê o teria traído com seu próprio irmão.

Maitê após ser abandonada por Vicente, que não deixou nem que ela explicasse que tinha sido um mal entendido, ficou depressiva, e ainda descobriu que estava grávida, sem saber o paradeiro de Vince para contar que ele seria pai, sozinha e psicologicamente muito abalada, acaba sendo facilmente manipulada por Otávio, aceitando a proposta de casamento.

Mas logo Otávio mostra sinais de desequilíbrio e transforma a vida de Maitê em um inferno, são agressões físicas e psicológicas, chantagens emocionais que ela acaba se anulando por completo, ainda mais depois de perder o bebê em um acidente do qual não se lembra e que seu marido diz ter sido provocado por ela.

"As tempestades eram… como a minha alma. Sangrando raios, gritando suas dores, derramando sobre nossas cabeças rios de lágrimas. Eu invejava o poder que elas possuíam." (Trecho do livro)

Então Otávio sofre um AVC e fica em coma, mas antes manda chamar o irmão, que retorna ao seu lar disposto a se vingar daqueles que tanto o fizeram sofrer.

Aos poucos ele vai descobrindo que nem tudo é o que parece ser, que Maitê não é mais aquela garota que um dia conheceu, diante dele se encontra uma garota perdida, sem brilho, sem vida, voltada somente ao trabalho que é o que a faz seguir em frente. Ele começa a investigar e a duvidar do que realmente aconteceu.

— Você é esse pássaro, pequena. Pode estar presa agora, mas juro… que terá a sua liberdade. (Trecho do livro)

Vince fica dividido entre acreditar em Maitê e perdoar ou seguir em frente em sua vingança, ele não consegue apagar da memória a cena de traição que viu, mas ela ainda mora em seu coração, nunca a  esqueceu...Conseguirá dar uma nova chance ao amor? Perdoará a traição?

— Acredite em mim, pequena. Não tem nada de fácil no que estamos fazendo. Ouso dizer até que… estar com você nesse momento é um dos riscos mais altos que corro em minha vida. (Trecho do livro)

A Jas Silva neste livro toca em um assunto muito doloroso,com muita sensibilidade que é a agressão contra a mulher, mostra o lado da mulher, mostra a aceitação da agressão, com se não houvesse uma saída, quando muitos pensam que ela não saí do relacionamento por que gosta de apanhar, não sabem os métodos que o agressor usa para submeter a vítima, as chantagens emocionais, e outro ponto que eu achei interessante é como ele consegue esconder as agressões, mesmo Maitê sendo agredida fisicamente, ninguém de seu convívio direto desconfiava. E todos acreditavam que Otávio amava ela, que vivia para a esposa. Fico imaginado quantas Maitês existem pelo mundo sem que ninguém desconfie.

"Seus conselhos foram sinceros, crus. Ele revelou que iria doer, que em alguns momentos eu não suportaria. Não escondeu de mim que seria difícil. Gabriel disse que eu ainda choraria e gritaria muito. E que apenas quando o meu corpo, alma e coração estivessem esgotados é que eu começaria a me curar. Tudo a seu tempo." (Trecho do livro)

Mesmo quando ela fica livre das agressões, o sofrimento permanece, e a cura é uma longa estrada a ser percorrida.

O que eu achei mais lindo nesse livro foi o jeito carinhoso do Vince, ele mesmo pensando tinha sido traído, sempre a protegia, e a chamava de "pequena" (suspiros). Mesmo querendo dar uns tapas nele por não ter escutado ela no inicio, ele virou meu mais novo "Crush" literário.

Esse foi o primeiro contato com a escrita da Jas Silva, e fiquei impressionada com a qualidade da narrativa, para mim livro bom é aquele que te prende a trama, que mesmo no momento que você não está lendo, você está pensando nele, e isso aconteceu com esse livro. Li ele muito rápido, pois não conseguia parar, queria saber logo o desfecho dessa história. Uma trama complexa, mas que a autora conduziu de forma fluida e o que é melhor sem deixar pontas soltas. Personagens bem construídos que conquistam o leitor, ou nos fazem odiá-los. Super Recomento.


Sinopse:

Maitê.
Usada. Como peão em um tabuleiro de xadrez.

Antes de conhecer a minha história, você precisa saber que foi a perda dele que me transformou na mulher que sou hoje. Você também precisa saber que não me foi dada escolha, pelo menos, não até o dia em que o bom filho à casa tornou. Para o alívio do meu esposo, irmão de Vicente. E para o meu desespero, que me vi obrigada a estar cara a cara, outra vez, com o único homem que amei na vida.

Vicente.
Traído. De uma maneira que nunca pensei ser possível.

Eu não desconfiei, sequer esperei receber um golpe tão duro e sórdido ao mesmo tempo. Nove anos após perder a namorada para o meu próprio irmão, eu estou de volta. E eu não vim para perdoar os corações culpados.
Eu vim para obter a minha vingança.

Para adquirir clique na imagem abaixo:
                                                             

Espero que te tenham gostado dessa dica. Beijinhos e até a próxima...