Comunicado: Sobre Romances de Banca da Harlequin

Ontem a Harlequin fez um comunicado em sua página no Facebook que não irá publicar mas os tão famosos Romances de Banca na versão física, agora irá concentrar a produção de livros trade, aqueles que são vendidos nas livrarias.

A diferença entre eles está mais na edição, quando no de banca é tudo bem mais simples, papel, capa, encadernação, tamanho, tudo visando o baixo custo, pois eram vendidos em bancas de revista. a versão trade, é bem mais luxuosa destinada a venda em livrarias.

Um dos motivos alegados é que as número de bancas de revistas estão regredindo de forma drásticas nos últimos anos devido a concorrência do mercado digital das publicações. Hoje temos bancas digitais ao alcance das mãos nas maiorias dos celulares, muitas vezes com acesso gratuito, um brinde das operadoras de telefonia móveis.

"Só aqui no Brasil, segundo os dados da Federação Nacional dos vendedores de Jornais e Revistas do ano de 2016, sobreviveram apenas 17 mil bancas. Número que em 2003 era formado por 33 mil estabelecimentos." Citação de um post muito interessante no site Books Time Brasil, para ler o post completo clique AQUI.

De agora em diante os Romances de Banca ou livros de bolso serão publicados apenas no formato digital. 

Sou de uma geração de leitores que se formou lendo romances de banca, e fiquei muito triste com a decisão pois já era tradicional da editora, mas confesso que hoje 90% das minhas leituras são livros digitais, primeiro por praticidade, e também por que moro em apto e não tenho lugar para guardar muitos livros físicos. Então para mim essa decisão não afetará muito. Mas conheço algumas garotas que amam e colecionam romances de banca e não gostaram nem um pouco das novidades.

Abaixo o texto que eles disponibilizaram na Fanpage:

"Queridos leitores,

Agradecemos por terem aproveitado os romances das séries Harlequin, no entanto, lamentamos informar que, a partir deste mês, nossos livros de bolso não serão mais vendidos em bancas. Vocês ainda podem encontrar todo o catálogo de livros de bolso das séries Harlequin em e-books, nas plataformas onde estes são vendidos. Também estamos trabalhando para garantir uma melhor disponibilidade de nossos títulos digitais e anunciaremos novidades nos próximos meses.
Para quem procura modernidade em romance, nós te convidamos a procurar nossos livros trade nas principais livrarias. Estamos focados em trazer aos leitores novas autoras e best-sellers.

Continue nos seguindo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e receber notícias sobre os próximos lançamentos. Se você tiver alguma dúvida nos envie uma mensagem.

Como sempre, esperamos continuar trazendo o melhor em romance para você!"

Equipe Harlequin

E você? Qual sua opinião sobre o assunto? Me conte.