Resenha: Estilhaços - Cris Santos


"— Não se assuste com o que vou dizer, mas você passou por um coma profundo, Tainara
(...)
— Quantos dias eu estou aqui? — Vinte e dois."

Imagine você acordar um um hospital e descobrir que passou 22 dias em coma?Que você deixou sua vida parada por todos esses dias, a primeira coisa que Tainara se lembrou foi de avisar ao seu chefe, explicando o que tinha acontecido. Mas para sua surpresa:

"— Depois de confirmar que te conhece, Bruno me jurou que você não trabalha mais para ele há cinco anos, Tainara. Há cinco anos, você mesma pediu demissão. Ele disse também que vocês não falaram pessoalmente por todo esse tempo, Narinha."

Não só ela tinha parado esses dias depois do acidente, mas 5 anos de sua vida antes de ir parar no hospital, simplesmente desapareceram de sua memória.

"O médico, em tom baixo, falava das causas do esquecimento temporário e de algo que ele chamou de “amnésia lacunar seletiva”.

"Pelo que entendi da conversa, meu cérebro oportunista se aproveitou do acidente para me proteger de alguma dor. Camuflar alguma perda. Esconder até de mim um sofrimento maior que eu."

Agora ela tem que retornar a casa de seus pais, de onde tinha saído após completar 18 anos para não mais voltar, disposta a mudar de vida.

"Disposta a não ser mais uma professora com salário de fome no interior, viajei para São Paulo de mala, cuia e sonhos para a casa do meu tio Jonas, irmão mais velho de minha mãe."

Deixou tudo que construiu sendo administrado pela melhor amiga e voltou para sua antiga casa para esperar suas lembranças retornarem.

"Da hora que acordei até aquele momento, foram incontáveis as vezes que chorei. Passei por algumas fases do luto de quem eu devia ter sido. Em outros dias procurava por informações. Em doses homeopáticas, minha irmã e minha mãe me davam algumas. Noutros, evitava ao máximo saber. Apavorada do que poderia descobrir."

"Também por recomendações médicas não deveria me informar sobre meu acidente. Aquilo podia plantar memórias falsas. Deveria apenas sentar e esperar. A espera já durava seis longos e entediantes meses."

E assim se passaram 6 entediantes meses, nada de lembranças, nem mesmo um simples momento foi recordado. Até que Abel, seu amigo de infância e vizinho que retornou para a casa ao lado. E de repente sua vida ganha outras cores com a presença de Abel e Nina, e os dois cachorros Jolie e Pitt.

E agora que começa a se envolver cada vez mais com os vizinhos, ela fica ainda mais apreensiva, e quando tudo retornar a sua mente, como iria encaixar aquela nova vida que ela estava iniciando, teria lugar para eles na sua vida em São Paulo?  E se esses cinco anos nunca mais retornassem, como iria viver sem saber exatamente quem ela era em quem tinha se transformado nesses cinco anos?

Li esse conto em apenas duas horas, mas me envolvi profundamente com cada um dos personagens, as dúvidas da Tainara, o amor incondicional de Abel, a doçura da Nina, a alegria e espontaneidade da Sol e a paciência de Dona Margaret.

Em apenas um conto a autora trouxe a mulher guerreira que sai do interior com a cara e a coragem e vai para cidade grande em busca de uma vida melhor, e que nessa busca se perde de suas raízes, mas a vida faz sua parte e a obriga a retornar e ver o que realmente vale a pena. Mas não só isso temos também o amor, o amor que rompe barreiras, que mesmo sem ser lembrado não é esquecido, e mostra toda a sua força a um simples contato, em apenas um olhar. Super recomendo, em apenas duas horas eu sofri, chorei, sorri, me emocionei e me apaixonei.

Adoro quando descubro histórias que me encantam, assim de repente, de uma simples olhada no meu feed, encontrei a resenha da Dani do Blog A Mina dos Livros falando desse livro, e logo fui atrás e comecei a ler. Então Dona Danielle Martins, só tenho a agradecer a indicação...Obrigado!


Estilhaços (Conto)


Vinte anos depois de sua saída do interior do Maranhão e de um acidente que deixou sequelas, Tainara Peixoto volta.
Lá, entre dores recentes, encontra seu melhor amigo de infância, Abelardo Dias. Abel, recém-separado e pai de uma menina linda e irresistivelmente belo, reabre novos sentimentos em Narinha. Será que depois de descoberta a causa dos seus problemas eles ficarão juntos? O que será que Tainara esqueceu no passado que fará abalar seu amor do presente?


Onde comprar: Amazon