Resenha: Sem Caminho - Dani Assis


Comecei esse livro cheia de expectativas, depois de ler Sem Vida com Obe imerso em sua dor, me puxando com ele, me fazendo sofrer, estava preparada para mergulhar novamente e sentir doer muito o meu coração. Mas não me preparei para o que viria, eu esperava intenso e veio suave e romântico,  me surpreendendo, e me fazendo amar Chantal e Pierre de uma forma inexplicável.

"Percebo que Pierre do alto de sua masmorra, solitário por toda uma vida, é a parte que se encaixa em mim. Sinto que sou um relicário partido ao meio encontrando sua metade, quando duas almas cercadas por anos de desolações, finalmente, encontram a parte que lhe falta."

Chantal viveu toda sua vida em Lores, sonhava em viajar e conhecer o mundo, depois de ser abandonada pela mãe, que a deixou aos cuidados da avó e partiu sem dar mais notícias, ele se sente incapaz de abandonar a avó e vai vivendo uma vidinha pacata, trabalhando como garçonete de um café, o Grains. Depois que a avó tem um AVC e fica por meses internada no hospital ela se sente ainda mais solitária. Passa seus dias trabalhando e as noites num sofá no hospital, está no limite de sua resistência

"São atos isolados no dia a dia que nos transformam em pessoas distantes, defensivas, porque o mundo não acolhe os diferentes, ele os exclui, mesmo sem saber nada de nossa vida, nem de onde viemos ou o que somos de verdade."

Pierre está Sem Caminho, depois de perder toda sua família em um acidente que lhe deixou marcas profundas tanto fisicamente como psicologicamente, ele consegue seguir sua vida e monta uma rede de cafés que faz muito sucesso contando com várias lojas, mas seu talento está na cozinha onde é um chef de mão cheia, mas na parte administrativa é um verdadeiro fracasso, é aí que sofre mais um golpe, ele perde tudo ficando apenas com a filial da pequena Lores, e lá está a oportunidade de recomeçar. Mas ele sente medo, medo que as sequelas do acidente assustem os moradores da pequena cidade e cause rejeição, mas é convencido por seu único amigo Olivier a pelo menos tentar.

"Volto minha atenção para os legumes à minha frente e começo a imaginar qual o tamanho da fenda que Pierre tem em seu coração. A vida é mesmo engraçada, colocar do outro lado da rua alguém que tem suas próprias dores e ainda assim é capaz de partilhar comigo algo tão especial."

Ele vai morar justamente na frente da casa de Chantal, e sendo seu chefe, suas vidas não tem como não se cruzar, e é justamente quando ela mais precisa pois sua avó acaba de falecer, que Pierre fica ao seu lado, dando apoio, compartilhando sua dor.

"Não falo e não me movo, apenas deixo-a chorar pelo tempo que precisar. Chantal é como um pássaro perdido no meio da mata, piando em desespero à procura de abrigo, à procura de alguém que lhe cuide e ampare."

Mesmo que Pierre não queira muito se envolver, pois sabe que uma garota como aquela nunca iria escolher um homem como ele, fragmentado. Mas Chantal vê nele muito mais que as cicatrizes que cobrem a sua pele, vê a doçura de sua alma, que mesmo tendo vivido muito tempo sem amor e carinho, ainda conserva a pureza em seu coração, que está pronto para retribuir

"Lembro que no começo ele me assustava, sobretudo com seu silêncio, mas conhecendo-o melhor e depois de tudo que compartilhamos, só consigo enxergar um gigante feito de mel."

E assim eles começam a trilhar o novo caminho, ensinando, aprendendo, se conhecendo, se completando e mesmo que apareçam obstáculos, juntos eles vão vencendo, superando, sempre juntos...

"Diferente de antes, seus olhos estão abertos e refletem os meus e algo em mim se aquece, um novo mundo surge, um novo caminho se abre, uma nova vida se inicia, ao ter seu rosto entre minhas mãos, sinto-me como uma princesa guerreira, que partiu para salvar seu príncipe assolado por anos de solidão."

O que eu mais amei é que é a Chantal que vai conquistando, seduzindo o Pierre, ela sempre toma a iniciativa, sutilmente vai conduzindo a relação. E o Pierre, o doce Pierre, vai aprendendo, aprendendo o que é ser amado.

"É assim que ele me beija, com a ânsia de anos e anos sem se alimentar daquilo que mais nos faz falta, o amor."

A Dani constrói suas histórias em cima de sentimentos, e com muita sensibilidade nos fala de temas complexos, o Luto (Sem Vida) e a Rejeição (Sem Caminho), mas também mostra que existe algo maior, algo capaz de vencer a dor, algo muito poderoso que só quem sente sabe a sua magnitude que é o AMOR. E esse livro transborda amor e mesmo se tratando de rejeição e preconceito, é uma história tão romântica, tão doce que faz a leitura ser permeada por suspiros.

"Um bom homem, não deixa de ser bom porque não tem mais uma parte de si. Um ser humano, não deixa de ser humano porque a cor ou a textura de sua pele não é a mesma que a minha."


Booktrailer
 

O vídeo foi fornecido pela autora, me apaixonei mais uma vez pela história, não canso de assistir...

* Trechos em negrito e itálico são trechos retirados do livro.


Sem Caminho

Sinopse:
Sem Caminho é um romance que encanta do começo ao fim. Uma história que mostra que a vida pode ter muitos caminhos e que em um deles podemos encontrar alguém disposto a nos acompanhar e amar.

A vida de Pierre nunca foi fácil, ainda na adolescência, sofreu um grave acidente de carro que resultou em marcas profundas que ultrapassam as visíveis em sua pele. Desde então, Pierre esconde seu corpo e, sobretudo, seu coração.
E quando mais um tapete é puxado debaixo de seus pés, sua alma se fecha por completo. Contudo, a vida tem muitos caminhos e um deles o levará até a distante e pacata cidade de Lores. Lá, ele encontrará através da encantadora Chantal, o amor e a aceitação que por toda vida desejou.


A autora Dani Assis é uma paulistana que ama os dias ensolarados e de céu azul.
Apaixonada pelo mundo literário desde muito nova, ainda na infância foi apresentada aos livros através dos contos dos irmãos Grimm. Quando adulta, encontrou na escrita sua principal fonte de paz e calmaria. Seu estilo na escrita gira em torno dos dramas e romances românticos, escreve sobre personagens verdadeiros que aqueçam e emocionem o coração de quem lê, trazendo ao leitor um envolvimento único com suas histórias.

Onde Comprar: Amazon