Tolkien se inspirou nos contos de fadas nórdicos? por Marina Ávila

Conheça as inspirações de Tolkien para O Senhor dos Anéis e O Hobbit

J. R. R. Tolkien nasceu em 1892 e, certo dia, enquanto examinava documentos na Universidade onde lecionava, escreveu em um pedaço de papel em branco: "Num buraco no chão vivia um hobbit"

De onde este mestre da literatura tirou suas ideias para uma das maiores séries de fantasia mundiais?

Bem, a mitologia nórdica e os Contos de Fadas que você vai conhecer no próximo lançamento da Wish podem explicar...
J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e vários outros livros, criou um mundo de fantasia incomparável. O legado de seus romances sobrevive no cinema, provavelmente por causa do rico mundo que inventou. Como fã de contos de fadas e folclore, J.R.R. Tolkien foi grandemente influenciado por essas histórias em seu próprio trabalho. (FairyTalez)
Tolkien teve uma fascinação ao longo da vida com mitologia e contos de fadas como portadores de legado cultural. A partir de sua infância, ficou fascinado com os contos de fadas que lhe contavam na Inglaterra.
"O termo Conto de Fada (faerie) contém muitas coisas além de elfos e fadas, e além de anões, bruxas, trolls, gigantes ou dragões: ela contém os mares, o sol, a lua, o céu; e a terra e todas as coisas que nela existem: árvore e aves, água e pedra, vinho e pão, e nós mesmos, homens mortais, quando nos encantamos"

Anéis Mágicos
Dezenas são os contos de fadas nórdicos que possuem anéis mágicos, e um dos mais especiais é "O Anel", conto de Helena Nyblom, de 1914. Ele conta a história de um anel perdido e um príncipe que busca seu portador através do reino.

Trolls e Ogres
Trolls são as criaturas escandinavas mais conhecidas dos contos de fadas e mitologia. No conto "O Gato de Dovrefjell", de Asbjørnsen e Moe (1842), o felino assusta um troll carnívoro de três cabeças em uma montanha da Dinamarca.

Dragões
Monstros milenares, presentes nas mais diversas culturas, também estrelam um conto de fadas chamado "O Rei Dragão", de Svend Grundtvig, de 1854, no qual um príncipe é transformado em um dragão e comete atos terríveis.

Elfos
Elegantes e mágicos, os elfos desejam conseguir um marido para as filhas do Rei em "O Monte Élfico", de Hans Christian Andersen, publicado em 1835. Escrito pela visão de lagartos, a história é encantadora e diferente.

Onde conhecer estes e outros vinte contos de fadas?

A Wish publicará um livro com contos de fadas raros e inéditos no Brasil, além de histórias populares da cultura nórdica, em uma edição encantadora agora em Agosto! Quem estiver conosco no primeiro dia recebe brindes especiais :D

* Email da Editora Wish transcrito na íntegra. Repost autorizado pela autora.
* Lançamento do Contos de Fadas Nórdicos será dia 9 de Agosto por financiamento coletivo. Saiba mais Aqui.