Clube das Romancistas

 
As romancistas nacionais uniram-se para criar o Clube das Romancistas. Mulheres que acreditam no Amor, na Verdade e na Beleza e procuram promover estes ideais através de seus contos e romances.
Para mim livros são como viagens... E quando essa viagem me permite retornar ao passado fica ainda melhor. Eu adoro romances contemporâneos, mas os de Época são os meus xodós, pois sou apaixonada por tudo que é do passado, acho que foi uma época difícil principalmente para as mulheres, mas as autoras sabem conduzir as histórias de um modo que nos permitem sonhar, uma época que tinha seu fascínio...Romântica.

Comecei a ler Romances de Época pelas autoras estrangeiras, com os Romances de Banca, com o Kindle, descobri que temos muitas autoras nacionais que escrevem esse gênero tão encantador, e o que é melhor, que elas são muito boas no que fazem. Na verdade são excelentes.

Descobri o Clube das Romancistas a pouco tempo, e fiquei ainda mais interessada em conhecer essas autoras, muitas eu ainda nem conhecia e pelo Clube estou conhecendo um pouco de cada uma e suas obras. Então eu tive a ideia de trazer para vocês que acompanham o blog, um pouco do que estou conhecendo por lá. Espero que gostem.

Vou postar sobre cada uma das autoras que fazem parte do Clube, vamos conhecer um pouquinho de cada uma e sobre suas obras. fiquem de olho na barra do menu as postagens vão ficar em destaque lá.


Para começar vou falar um pouquinho da diferença entre Romance de Época e Romance Histórico.

Romance de Época:
"Romances de época são romances que usam um determinado período histórico como pano de fundo mas focam, com veemência, no desenrolar do romance. Aqui o enfoque está nos costumes da época e em como isso influência e molda o romance".(Fonte)
Ou seja o foco aqui é a história em si, o casal, os costumes e ambientação são apenas pano de fundo, para criar o clima propício para o desenrolar da história.

Romance histórico: 
"Romance histórico é um subgênero literário em que a narrativa ficcional se relaciona com fatos históricos, de modo que acontecimentos, costumes e personagens são reconstruídos em concordância com fontes históricas." (Fonte)
Ou seja, nesse tipo de romance o pano de fundo da história se baseiam em fatos reais, e até algumas personagens podem ser reais, como por exemplo um Rei que existiu na vida real pode ser o Rei na história. Ele não foca somente na história fictícia do casal principal, engloba todo um contexto histórico e exige muita pesquisa por parte do autor.

Bem esse texto foi fruto de uma pesquisa rápida e sem nenhum aprofundamento, foi o que eu entendi, se não for por favor me corrijam.

Em breve começaremos os posts sobre as autoras...

2 comentários