Resenha: A Esposa do Soldado - Merline Lovelace


Mais um livro para entrar para lista dos queridinhos de 2019, apaixonei pela história e pela escrita da autora.
Julia viu a bandeira baixar, pensando em todo o sangue derramado durante os longos anos de guerra e todas as vidas destruídas, inclusive a dela. Olhando para trás, mal conseguia se lembrar da garota que dançava, flertava e perdera a cabeça e o coração para um homem que havia traído a ambos.
Após acabarem todos os meios de se manter junto com sua filha, Julie vende tudo que restou e embarca numa viagem rumo ao desconhecido, para tentar encontrar seu seu marido que tinha partido e há mais de ano que não mandava notícias. Mas antes de chegar ao seu destino ela é abandonada no Forte Laramie pela caravana que viajava,  deixando-a sem meios para prosseguir viagem.

E lá ela se depara com seu passado, um passado doloroso, repleto de traição e mágoa, e mesmo assim a acompanhava como um fantasma, ela encontra o Major Andrew, com quem teve um relacionamento no passado.
Ele não podia negar a verdade por mais tempo. O quê quer que tivesse acontecido no passado, por mais que mentiras e meia verdades tivesse separado o caminho deles, ainda queria aquela mulher com uma dor que quase o fez dobrar o corpo sobre a sela.
Fantasma... Andrew nunca imaginou que um fantasma do passado iria voltar a atormenta-lo, mas ao ver Julia no Forte, sentiu algo acordar em seu peito, e mesmo que a mágoa e rejeição ainda estivessem tão vivos em sua mente, ela ainda mexia com suas emoções como nenhuma outra mulher conseguiu fazer em todos esses anos.
O que estava acontecendo com ela? Por que estava tão atraída por aquele homem? Havia odiado-o por tanto tempo e enterrado sua lembranças tão profundamente. Como ele ainda conseguia agitar seu sangue com um simples sorriso? Ou acelerar seu pulso apenas com o cheiro de couro e cavalo que se agarrava ao seu uniforme?
Julia não estava conseguindo lidar com aquele avalanche de emoções que Andrew lhe despertava, e ainda tinha aquele sentimento de culpa, misturados com a raiva que sentia pela traição por ele não contar a verdade sobre o que ele estava fazendo quando eles se conheceram, pelo abandono e pelo luto que tinha vivido, e agora ele estava ali ao alcance de suas mãos.
Eu quero você, Júlia. Nos meus braços. Na minha cama. Apesar dos anos e das mágoas que existem entre nós, eu quero a mulher que você se tornou, mas do que sempre quis a garota que conheci em Nova Orleans.
Mas tinha muito coisa em jogo, principalmente o bem estar de sua filha que sempre viria em primeiro lugar e ela estava disposta a se sacrificar pela sua felicidade. ainda haviam muitos obstáculos para superar.

Será que o amor que sobreviveu a tudo que eles passaram, que sobreviveu aos anos que passaram separados, seria o suficiente para enfrentarem tudo que ainda estava por vir?
Algum dia, Andrew pensou ironicamente, ele tiraria o uniforme pela última vez e voltaria a vida civil. Talvez, então, ele descobrisse como era viver sem duzentos ou mais pares de olhos observando cada passo que dava desde o alvorecer até a retirada.
Fiquei verdadeiramente encantada pela ambientação dessa história. Foi muito prazeroso embarcar nessa aventura em um Forte Americano, conhecer o dia a dia das personagens, as dificuldades como uma epidemia de cólera, os ataques dos índios que não aceitavam a colonização pelo branco americano, a aceitação ou não, de culturas tão diferentes convivendo em um mesmo ambiente, a morte sempre rondando as famílias. Sabendo que tudo foi fruto de uma pesquisa minuciosa da autora que mesclou fatos reais e fictícios tornando essa história de uma riqueza impar.

Com uma escrita fluida e cativante, a autora nos apresenta personagens bem construídos, uma trama bem elaborada que deixa o leitor em suspense o tempo todo, com várias reviravoltas que nos fazem ficar cativos, nunca usei tanto aquela velha deixa de todo leitor: "Só mais uma página...", com cenas bem narradas que transportam o leitor para dentro da história, o que nos proporciona uma experiência fascinante.

 Fort Laramie

Como eu já falei acima o mais interessante nessa história é que ela contém fatos e personagens históricos reais, alguns chefes indígenas como o Chefe Cauda Manchada (Sioux), o Nuvem Vermelha e alguns militares (Tenente-coronel Custer) citados na história realmente existiram, e se passa em um lugar que também existiu e faz parte da História Americana o Forte Laramie. No lugar hoje tem o National Historic Site de Fort Laramie, onde o visitante pode ter contato direto com  os fatos e objetos dessa época tão rica e importante,  foi lá que a autora se inspirou para ambientar essa história.

Fort Laramie
By Alfred Jacob Miller - Walters Art Museum: Home page  Info about artwork, Public Domain


Carroça semelhante onde a Julie viajou.
This photo of Fort Laramie National Historic Site is courtesy of TripAdvisor
Então, além de ler uma história incrível e cativante, ele ainda entrará em contato com parte da história da colonização americana.



A Esposa do Soldado
Sinopse:

Determinada a encontrar seu marido desaparecido, Julia Bonneaux e sua filha partem em uma perigosa jornada ao Wyoming. Mas ao chegar ao Forte Laramie, Julia reencontra o Major Andrew Garret, o homem com quem se casara secretamente seis anos atrás, um espião da união, que a traíra e que ela acreditara estar morto. Agora ela precisa de sua ajuda, e Andrew se vê dividido entre o dever e o desejo, entre os mal entendidos do passado e a promessa de um novo começo.




Onde Comprar: Amazon

Nenhum comentário