Divulgação: Queimadas! Uma Tragédia Sertaneja - Zenilton Bezerra


O sertanejo nordestino está tratando a terra e plantando sementes, mas com um olho na terra e outro no céu. Tem chovido na região, mas se daqui para a frente a chuva não vier com regularidade, todo o plantio está fadado a se perder. Dia 19 de março, dia de São José, é especial nas crendices do sertanejo. Até lá ele planta o milho, enquanto pede graças ao santo padroeiro para que a plantação vingue e dê fartura de comida nas mesas, durante os festejos juninos.

Aproveitando a data, o jornalista paraibano Zenilton Bezerra lançou o seu mais novo livro, Queimadas! Uma Tragédia Sertaneja, pelo site da editora SF Acompanhamento Editorial (www.sfeditorial.com). O livro conta a saga de Avelino, Celeste e seus filhos durante uma seca, que teve consequências dolorosas pera essa família típica do sertão.


Queimadas! Uma Tragédia Sertaneja

A sinopse da história, publicada na quarta capa do livro, dá bem uma ideia do que o leitor encontrará pela frente: “A aberração que é o sofrimento do sertanejo nordestino diante da seca; o desengano à ação e exploração política e governamental; o dilema em relação à fé”. O livro tem 328 páginas, é escrito na forma poética (com versos silábicos de 14 sílabas cada uma), e toda a história está narrada em 1.014 estrofes de oito versos cada. Além disso, há 20 ilustrações, feitas por um artista nordestino, típicas da literatura de cordel.

Queimadas, que está no título do livro, tem duplo significado, segundo o autor. O primeiro, é o nome da cidade, Queimadas, onde se desenrola toda a saga dos personagens e que fica a menos de 20 quilômetros ao sul de Campina Grande, no agreste paraibano; o segundo, a tragédia que os raios de fogo lançados pelo sol implacável provoca sobre o Nordeste, estorricando a terra, as roças e as vidas do sertão.

O primeiro livro lançado por Zenilton Bezerra foi O Pecado do Padre Anselmo, pela Editora Biblioteca24Horas, de São Paulo, em 2017. Com 402 páginas, o livro conta uma divertida história sobre um amante, as mulheres e os traídos.

Está à venda nas livrarias virtuais:

www.biblioteca24horas.com.br, 
www.amazon.com, 
www.amazom.com.br e 

Nenhum comentário