(OFF) A beleza põe a mesa?

→ Mesa:
Não. Mas...
Você vai sentar em uma mesa para fazer uma refeição, e a mesa está toda bagunçada, a comida pode até ser boa, mas se não for bem apresentada e servida em uma mesa posta, arrumada e limpa,  é muito diferente, você sente mais prazer em degustar a comida. E até te incentiva a experimentar os pratos, mesmo que não saiba o que é, pelo simples fato de estar bonito de se ver, desperta a vontade de sentir o sabor. Por isso em restaurantes ele investem na apresentação dos pratos e em imagens do prato, faz que o cliente sinta água na boca só de olhar.

→ Livro:
Não. Mas...
O mesmo acontece com a capa de um livro, eu falo por mim, mas nesses três anos que circulo nesse meio de leitores e autores também observei que vários outros leitores se encaixam nesse mesmo perfil. Um livro com uma embalagem legal (digo capa e diagramação) faz que o prazer da leitura seja ainda maior, valoriza com certeza a história. Lógico que a história em si é fundamental. Mas para que essa história alcance um número maior de leitores também é fundamental que o autor tenha esse cuidado, ou melhor esse carinho com seu livro.

Quando eu vejo uma capa interessante, já fico curiosa para saber o que se trata a história, procuro me informar sobre a opinião de quem já leu, mas muitas vezes leio só pela capa mesmo. E quando indico um livro que tenha uma capa bonita, já recebo feedback de leitores querendo saber mais sobre ele, mas se a capa não for chamativa, a indicação passa batida, não adianta muito, por isso eu sempre bato na tecla precisa sim investir em uma boa apresentação.

→Blog/Site:
Não. Mas...
É claro que o conteúdo importa e muito no caso de blogs e sites, no entanto a forma de apresentar esse conteúdo também é muito importante, um layout agradável e responsivo também é de grande importância, detalhes que cativam o leitor  e que o fazem retornar em busca de mais conteúdo.Se você é autor invista em seu site, ele pode se tornar uma vitrine de seus trabalhos e com certeza atrairá mais leitores. Se você é blogueiro você apresentar o produto em uma página agradável e bonita com certeza fará a diferença.

→ Banners e material de divulgação.
Sim. Sem mas...
É claro que um material de divulgação coerente com o produto e bem elaborado faz a toda diferença. Não basta jogar imagens aleatoriamente, fazer postagens em massa em grupos e páginas, tem que ser algo que desperte a curiosidade no leitor. Outro dia vi um exemplo da autora Tici Pontes, ela colocou uma imagem que remete a sua história e um quote de impacto, com o nome do livro na imagem sem muito destaque e o nome do livro e autor no final do quote. Sem sinopse, sem capa, sem link mas um post que chama a atenção do leitor para a história. O resultado foi impressionante, eu fiz essa postagem na minha fanpage e o desempenho dela foi extraordinário em relação aos outros.

Conclusão:  Se você não souber fazer ou não tiver um parente ou amigo que faça algo bem feito para você, contrate um profissional, eu garanto que vale muito a pena.

Conteúdo + Beleza + Marketing bem feito = Sucesso.

Invista em seu sonho, seu livro, seu blog que o retorno é garantido. Mas nunca se esqueça que o conteúdo é e sempre será fundamental.


Momento Garota Propaganda:


No meu blog contratei os serviços da MK Design, e fiquei super contente com o resultado e com o atendimento, ela realizou o que eu sonhava para o blog em forma de imagens e cores. Gostei tanto que sempre recomendo o serviço dela, e se você quiser fazer o layout do seu blog ou site com ela eu tenho um cupom que você poderá ganhar um descontinho bem legal:

Cupom - GILMK

Interessados clique AQUI e você será direcionado a fanpage e para conhecer o trabalho deles e poderá entrar em contato com a Ká Guimarães.


4 comentários

  1. Só li verdades! Muita gente tem livro bom e faz capa ou divulgação de qualquer jeito e acaba desinteressado os leitores, acho que dá a impressão de desleixo mesmo. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Acho que todo autor deveria ler esse post e entender. Vejo muito desleixo em relação a divulgação,interação com os leitores

    ResponderExcluir
  3. Texto excelente!
    Concordo com cada ponto citado.
    Beleza se põe a mesa nesses casos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post. Super texto, super dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir