Clube dos Devassos - Chiara Ciodarot


A Coleção O Clube dos Devassos – O que é? Qual a proposta por detrás? O que vamos encontrar em breve? Ela terá um fim? 

No Jornalismo existe uma regrinha chamada Lead/Lide, são seis perguntas que devem ser respondidas no primeiro parágrafo de um artigo. Adaptando as regrinhas (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?) resolvi utilizá-las para falar um pouco mais da Coleção O Clube dos Devassos. 

O quê? É uma Coleção de romances de época nacionais que se passam nas décadas finais da Escravidão e ressaltam o movimento abolicionista – talvez o mais importante movimento social da nossa História, que mobilizou milhares a alforriarem seus escravos ou a ajudarem a alforriar outros e pressionaram a Política da Abolição. As histórias dos livros são independentes, porém, personagens aparecem de um livro para o outro e há uma linha narrativa que perpassa todos os livros e que levará ao último livro – o único que depende da leitura dos anteriores. Inclusive, existe uma dúvida se A Coleção do Clube dos Devassos seria de romances de época ou romances históricos. Algumas pessoas classificam como histórico por causa da quantidade de informação histórica no livro, no entanto, é importante ressaltar que é um romance de época voltado para a relação do casal e o movimento abolicionista fica apenas como plano de fundo – apesar de ser importante e estar bem apresentado. 

Como? A coleção consiste em 5 livros principais: A Baronesa Descalça, As Inconveniências de um Casamento, O Lobo do Império, O Beijo da Raposa e O Último Devasso. Os spin-offs – como Uma Certa Dama e Mães, Filhas e Esposas – são livros que não estão diretamente envolvidos com a coleção. Os dois primeiros retratam a década de 1870, quando o movimento abolicionista ainda estava ganhando força; os dois seguintes se passam no Rio de Janeiro (sede da Corte e do Império) na década de 1880, mostrando o poder das ruas e as movimentações e agremiações sociais a favor da Abolição, e o último retrata o final da Escravidão, o último ano, 1887. E sim, haverá um fim na Coleção em 2020. 

Por quê? Por que resolvi escrever a Coleção? Eu já tinha um projeto pessoal antigo de apresentar a História do Brasil através da Literatura. Queria que tivéssemos um conhecimento maior de quem somos, de onde viemos, como fomos formados, pois um povo com memória dificilmente será manipulado. A opção pela escrita é óbvia: é o que faço de melhor, modéstia à parte. Tanto que, no futuro, espero poder continuar escrevendo tanto romances de época quanto romances históricos sobre outros períodos históricos brasileiros e em outras regiões deste vasto país. Aguardem novidades ao fim da Coleção! 

Quem? Quando? Onde? Eu sou escritora publicada há alguns anos, mas estava acostumada com Poesia, Dramas Psicológicos e Literatura Novo Adulto, quando resolvi me aventurar pelos caminhos do Romance de Época. O que foi um verdadeiro desafio, pois já tinha escrito Romances Históricos e conseguir acertar o tom de um gênero para o outro foi muito difícil – são propostas bem diferentes. Tenho Doutorado em Literatura, mas acho que o mais fundamental para ser escritora, o que me ensinou de verdade, foi a Leitura (Não há escritor sem antes haver um leitor. Todo escritor deve ser leitor e todo leitor pode se tornar um escritor, basta ter técnica e muita criatividade e força de vontade.) Os livros começaram a ser publicados em Janeiro de 2018 pela Amazon, e depois pela Editora Portal. E os próximos serão: O Lobo do Império (que será lançado na Bienal do Rio), O Beijo da Raposa (para o fim do ano) e O Último Devasso (para 2020), fechando o ciclo dos nossos devassos abolicionistas.

*Texto fornecido pela autora.



Ainda não posso escolher o meu favorito, pois ainda não li o segundo, mas posso afirmar que o A Baronesa Descalça é um livro favorito foi um livro que ficou marcado em meu coração por tudo que ele contém/representa... Os personagens, a história, a ambientação e a escrita da autora contribuem para que seja uma leitura muito gratificante. Assim que eu ler As Inconveniências de um Casamento venho aqui contar para vocês. 

Alguém já leu? Me contem o que acharam...

A Baronesa Descalça
Amazon e Ed.Portal

Sinopse:
Vale do Paraíba, 1872. Saraus, bailes, rapazes, cavalgar e defender a abolição da escravatura, são estes os gostos da bela Amaia.

Mas tudo parece perder sentido quando seus pais morrem e deixam nas suas mãos uma fazenda de café e um testamento que a impede de alforriar os escravos. Sem saber como administrar uma fazenda e se afundando em dívidas, ela encontra apenas uma solução: se casar.

Todo e qualquer solteiro ou viúvo se torna um pretendente em potencial. Ou quase todo. Eduardo Montenegro não é pretendente para moça de família. Fundador do Clube dos Devassos, o misterioso Montenegro não pretende se casar, mas isso não o impede tentar levar Amaia para cama.

Enquanto tenta manter a sua integridade física e emocional, Amaia arruma um pretendente inesperado. Será que ela vai conseguir levar adiante o seu plano de salvar a fazenda e os escravos, ou será que a sua atração por Montenegro será maior? O famoso devasso acabará seduzido pelos encantos da charmosa abolicionista e a pedirá em casamento antes que ela se case com outro?

Onde Comprar: Amazon (Ebook) │Editora Portal (Físico)


As Inconveniências de um Casamento
Amazon e Ed. Portal

Sinopse:
Rio de Janeiro, 1874

Bailes, saraus, passeios pela Ouvidor, visitas à modista ou comer docinhos na Carceller, nada disso parece entreter Caetana Feitosa de Vasconcelos. Tudo perdeu o encanto e o brilho quando ela descobriu, no dia do seu casamento, que o seu marido havia omitido detalhes importantes sobre a sua vida e que envolvem o pai da noiva. Agora, magoada e incapaz de aceitar a falta de confiança, Caetana dá um ultimato: seu marido terá que contar toda a verdade, senão, não consumarão o casamento e será anulado. 

Não poderia haver maior temor para Roberto Canto e Melo do que perder a mulher que ama. Apaixonado pela esposa, desde o primeiro momento em que a viu, ele se sente num duelo de forças, tanto interno quanto externo. Precisa proteger um segredo que não é seu e que, se descoberto, poderá prejudicar vários escravizados traficados ilegalmente e destruir o Clube dos Devassos. 

Será o Amor capaz de perdoar, ou os dois terão que conviver com aquele casamento inconveniente? 

Venha se apaixonar com Caetana e Canto e Melo, no segundo volume da Coleção O Clube dos Devassos. 

Onde Comprar: Amazon (Ebook) │Editora Portal

Curiosidades: 





2 comentários

  1. Oi Gilvana, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da Chiara, o que é uma vergonha. Seus livros recebem muitos elogios e são sempre bem avaliados. Eu tenho os dois primeiros no Kindle e espero conseguir ler ainda este ano. A vida anda muito corrida e quase não tem sobrado tempo para as leituras pessoais. Adorei o post. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir